domingo, 13 de dezembro de 2009

Instalando o Ubuntu Karmic

Já nesta fase na qual nos encontramos poderíamos instalar qualquer um outro sistema operativo Linux na partição não alocada mas vamos instalar o Ubuntu como foi anunciado desde o início deste ciclo de posts.

Muitas vezes ficamos sem trabalhar com o nosso computador porque o sistema operativo que usamos (o Windows) bloqueou, ou o sistema está cheio de vírus e nos dá problemas com muita frequência tornando-se muito desconfortável trabalhar com o sistema. A possibilidade de termos um outro sistema operativo no nosso computador é algo bastante bom pois nós podemos alternar entre os sistemas e só ficaremos sem trabalhar com o computador se tivermos problemas  de Hardware. Estas são algumas das vantagens em termos mais de um Sistema Operativo na nossa máquina. Isto sem contar com o aspecto económico pois com o Linux temos um Sistema Operativo grátis e que vem logo com todos os aplicativos normalmente necessários para um utilizador comum e não só.
Bem, deixemos de conversa e vamos logo à instalação do Ubuntu.

Instalando o Ubuntu

Como já configuramos o Bios para dar boot pelo CD então neste momento basta-nos inserir o Live CD do Ubuntu na nossa unidade de CD-Rom e reiniciarmos o computador.

Aquí vamos escolher a língua, que no nosso caso será o português:



De seguida vai aparecer-nos a seguinte tela:

                                Seleccionamos Instalar Ubuntu

Agora vamos escolher o idioma no qual vamos instalar o nosso sistema.

                                Clicamos em avançar

Seleccionamos a nossa localização geográfica

                                           Avançar

Seleccionamos a disposição do nosso teclado

                                           Avançar

Aqui vamos ter a tela de "preparar espaço em disco" e vamos seleccionar "especificar partições manualmente (avançado)"

                                            Avançar

No passo 5 de 7 vamos ver um ecrã onde vai-nos aparecer o nosso disco duro e as partições que lá existem. Vamos ver a partição do Windows, a partição fat 32 e o espaço livre. Agora vamos para uma segunda fase de particionamento onde vamos trabalhar apartir do espaço livre.

                                        

Clicamos com o botão direito do rato encima do espaço livre e no menu de atalho seleccionamos a opção adicionar.

Os valores com os quais vamos trabalhar são os valores especificados no nosso esquema de partição referido anteriormente, portanto vamos considerar para o nosso espaço livre o valor de 50 GB.

Neste momento vamos criar a nossa partição /boot (o espaço onde o sistema armazenará os ficheiros necessários para carregar o sistema operativo).
Vamos criar uma partição /boot com o valor de 200 MB. Ao clicarmos em Adicionar vai-nos aparecer uma caixa de diálogo onde vamos introduzir o valor da nossa partição. Introduzimos 200 MB, onde está "Utilizar como" vamos seleccionar "Sistema de ficheiros Ext4 com journal", no "Mount point" vamos seleccionar "/boot". OK.


Agora vamos criar a nossa partição raiz "/ " (a partição onde estarão os ficheiros do sistema, a alma do nosso sistema operativo).
O processo é o mesmo. Seleccionamos a nova partição livre com o botão direito do rato e no menu de atalho seleccionamos a opção "adicionar" de novo e  criamos a nossa "/". Na nova caixa de diálogo introduziremos 18000 MB; Utilizar como: sistema de ficheiros Ext4 com journal; Mount point: /. Vamos ter algo à semelhança disto:



Criando a partição /home (espaço onde por predefinição são guardados os documentos elaborados ou processados no nosso sistema). Vamos seguir o processo descrito atrás, mas desta vez lá onde pede o "Tamanho da nova partição em megabytes (1000000 bytes)", vamos colocar 30000; Utilizar como: Sistema de ficheiros Ext4 com journal; Mount point: /home. OK

Bem, como já temos as partições /boot, /, e /home, agora vamos criar a nossa partição "swap". Esta partição vai fazer as vezes de uma memória RAM adicional. O processo para a criação desta partição será o mesmo, só que desta vez lá onde pede "utilizar como" vamos seleccionar "Área de swap", no "Tamanho da nova partição em megabytes" vamos colocar 2000 (um valor correspondente aproximadamente ao dobro da nossa memória RAM). OK



Já terminamos a tarefa das partições.

Esta vai ser a forma na qual se vão apresentar as nossas partições. Os valores em megabytes apresentados nas imagens não serão iguais pois estamos seguindo um esquema de partições antes delineado, cujos valores são com base num disco duro de 160 GB.
Agora clicamos em avançar

Neste passo 6 de 7 é só colocarmos o nosso nome, senha, nome do computador e clicar em avançar.

Vamos ao passo seguinte. Aqui o sistema vai verificar se existem dados de utilizadores ou sistemas operativos a serem importados. Clicamos em Avançar. 

E agora chegamos à etapa de confirmação onde nos apresenta as definições da instalação segundo os dados que vimos introduzindo.
Finalmente chegamos à fase de instalação!

Clicamos Instalar, aguardamos que o nosso Ubuntu seja instalado e depois é só desfrutar.
Mas antes disso, como a nossa instalação foi feita apartir do CD de instalação e não do DVD (o DVD de instalação é mais completo pois vem com mais aplicativos, mais recursos) isto levando em conta as limitações no Download (como no caso de Cabo Verde onde temos que economizar os Megas, caso contrário no final do mês a conta ficará bem amarga!).
Ainda vamos ter que actualizar o sistema, instalar alguns aplicativos bastante úteis e também instalar os Codecs de audio e vídeo. Mas isto já fica para a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário