segunda-feira, 12 de junho de 2023

Como criar Novos Utilizadores em Linux via Terminal

Criar utilizador, imagem com um grupo de utilizadores

Índice de conteúdo:

  1. Para que serve a criação de utilizadores em Linux?
  2. Como criar utilizadores via Terminal

Para que serve a criação de utilizadores em Linux?

Alguns benefícios da criação de utilizadores em Linux:

  • Controle do acesso aos recursos do sistema atribuindo permissões consoante as necessidades de cada usuário ou grupo. Os usuários podem receber diferentes níveis de acesso aos recursos do sistema, como arquivos, diretórios e aplicativos. Isso ajuda a proteger o sistema contra acesso não autorizado e garante que os usuários tenham acesso apenas aos recursos de que precisam.
  • Organizar usuários. Os usuários podem ser agrupados em grupos. Isso pode ser útil para organizar usuários e gerenciar seu acesso aos recursos do sistema. Por exemplo, todos os usuários que precisam acessar um determinado aplicativo podem ser colocados no mesmo grupo.
  • Possibilita a personalização do ambiente de trabalho do usuário. Cada usuário pode ter seu próprio diretório. Isso permite que os usuários personalizem seu ambiente para atender às suas próprias necessidades. Por exemplo, um usuário pode alterar seu editor padrão, as cores usadas em seu terminal e os programas iniciados ao fazer login.
  • Maior segurança: Ao criar contas de usuário separadas para cada usuário, você pode aumentar a segurança do seu sistema. Isso ocorre porque cada usuário terá sua própria senha e permissões de acesso exclusivas.
  • Produtividade aprimorada: ao fornecer a cada usuário sua própria conta, você pode ajudar a melhorar a produtividade evitando que os usuários sobrescrevam acidentalmente os arquivos uns dos outros ou façam alterações nas configurações do sistema.
  • Flexibilidade aprimorada: ao criar contas de usuário, você pode dar a cada usuário o nível de acesso necessário para realizar seu trabalho. Isso pode ajudar a melhorar a flexibilidade e facilitar o gerenciamento do sistema.

Resumindo, em Linux, criar conta de utilizador para cada usuário que usará o sistema é uma forma de gerenciar o acesso aos recursos do sistema ajudando a melhorar a segurança e a produtividade, organizar os usuários e personalizar o ambiente do usuário, permitindo uma maior flexibilidade.

Como criar utilizadores via terminal

Usar a linha de comando muitas vezes nos facilita algumas tarefas, neste caso apresento aqui a forma de criar um novo utilizador via linha de comando.

  • O comando é: useradd
  • Opção -c comentar, usado normalmente para o nome completo do utilizador
  • Opções -m -d cria o diretório home ligado ao nome do utilizador.
  • Para mais informações consulte o manual do comando useradd: $ man useradd

Aqui vamos criar um novo utilizador ao qual vamos chamar de "utilizador-2". No post anterior tínhamos abordado a criação via Interface Gráfica do Utilizador (GUI) e chegamos a criar um utilizador de nome utilizador-1.

Com esta linha de comando criamos o utilizador e depois definimos a palavra pass.

Logo após a opção -c colocam-se informações sobre o novo utilizador, que poderá ser o seu nome completo. Aqui vamos colocar Utilizador-2. Este é o que aparecerá no ecrã de login.

Após as opções -m -d vamos colocar utilizador-2, este é o nome que estará ligado ao diretório home do utilizador.

$ sudo useradd -c "Utilizador-2" -m -d /home/utilizador-2 utilizador-2

Acabamos de criar um novo utilizador.

Agora podemos definir uma palavra pass para "utilizador-2", assim que ele logar na sua conta poderá alterá-la.

$ sudo passwd utilizador-2

Introduzes a tua senha de administrador e após isso vai aparecer a seguinte mensagem:

Mudando senha para o usuário utilizador-2.

Digitas a senha.

Nova senha:

Digitas a confirmação da senha.

Redigite a nova senha:

Após a conclusão aparece-nos uma mensagem assim:

passwd: todos os tokens de autenticações foram atualizados com sucesso.

Outro processo seria criar na mesma linha de comando o utilizador-2 e a palavra pass. Como se pode ver aqui a palavra pass é 'novoUserCriado', e está em pleno texto e este processo poderá não ser o mais seguro pelo que se aconselha o primeiro processo. Também aqui ao utilizador-2 é fornecido a sua palavra pass pelo administrador do sistema e logo após o primeiro login faz a alteração da mesma:

$ sudo useradd -c "Utilizador-2" -m -d /home/utilizador-2 utilizador-2 -p $(mkpasswd novoUserCriado)

Acabamos de criar uma conta de utilizador usando a linha de comando.

Para conferir:

$ id utilizador-2
ip utilizador-2

Podemos também ver quantos utilizadores temos no sistema:

$ cat /etc/passwd
cat etc passwd

Pela imagem podemos ver que temos tês utilizadores:

  1. administrador
  2. utilizador-1
  3. utilizador-2

Quando o utilizador-2 logar com a senha cedida pelo administrador do sistema, poderá mudar a senha para uma outra que lhe possa conferir maior segurança e privacidade.

Para remover o utilizador usa-se o comando $ userdel, a opção -r emprega-se para remover o diretório home do utilizador. Para mais informações consulte o manual: $ man userdel

Portanto, se quisermos remover o utilizador-2 recém criado assim como o seu diretório home, faremos o seguinte:

# userdel -r utilizador-2

Com isto concluímos sobre a criação de novos utilizadores em Linux, desta vez usando o terminal. No post anterior falamos de Como criar novos utilizadores em Linux via GUI.

Voltar para o início da página

Sem comentários:

Enviar um comentário