domingo, 13 de junho de 2010

Fedora 13 pós instalação

Após a instalação do Fedora 13 procedemos à actualização do mesmo. Entramos com o nosso computador na Internet e efectuamos a actualização do nosso sistema.

Configurar a Internet para entrada automática:
Clicamos no ícone do computadorzinho no painel superior

Seleccionamos configurar VPN


Seleccionamos a pestana Com Fios > System eth0 e clicamos em Editar

Aqui marcamos a caixa Ligar automaticamente e depois clicamos Aplicar

A actualização do sistema pode ser feita de duas formas:
1- Pelo processo Gráfico: Aqui vamos ao menu Sistema > Administração > Actualização de Software e depois é só clicar em instalar actualizações.

2- Pelo processo Texto: Aqui vamos ao Aplicações > Ferramentas do Sistema > Consola e vai-nos abrir uma janela onde logo após o símbolo $ digitamos su - (tem que ser assim mesmo, com o tracinho) e damos Enter.  O joao@star que aparece aqui quer dizer o seguinte: joao é o nome do utilizador (neste caso meu nome) e star é o nome do computador. 

Isso é para que possamos entrar como root. De seguida vai-nos pedir a nossa senha e aí teclamos a senha root que criamos no momento da instalação. Não se preocupe! no momento de teclar a senha não se vê mesmo nada a ser digitado mas logo assim que a senha for digitada o teu nome de utilizador na consola mudará para root e aparecerá o símbolo # .



 Agora como root inserimos o seguinte comando: yum update e damos o Enter

 (aqui vai fazer todo o seu processo, checando o que precisa ser actualizado e de seguida aparecerá uma lista e a pergunta: Is this OK [y/N: 
Neste caso teclamos y e damos Enter e então começa-se o processo de actualização. Após a conclusão da actualização, para mudar para utilizador normal é só digitar exit e dar o Enter (Só devemos entrar como root quando for estritamente necessário, pois ao estarmos como root temos imenso poder. Poder até de acabar com o sistema).


Para que não tenhamos a necessidade de entrar sempre como root para efectuar tarefas simples que requeiram privilégios de super usuário, podemos configurar o sudo. Configurando o sudo poderemos em determinados momentos executar tarefas que logo após concluídas voltamos automaticamente ao privilégio de usuário comum.
Para configurar o sudo
Entre como root copie e cole o seguinte na consola:
echo "$(logname) ALL=(ALL) ALL" >> /etc/sudoers

Com este comando poderá ver a inclusão do seu nome de usuário no final do ficheiro  /etc/sudoers:
tail /etc/sudoers


No próximo post vamos instalar os Codecs necessários para que possamos ver Vídeo e escutar mp3.

Sem comentários:

Enviar um comentário