MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte I
Este termo (MOOC) — Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo) — talvez ainda não seja conhecido por muitos, não obstante estar presente há muitos anos (parece ter surgido desde 2008) e ter-se popularizado por volta de 2012. Atualmente, existe um grande número de sites que oferecem este tipo de ensino a distância, e uma vasta quantidade de conteúdos desses cursos é disponibilizada por universidades conceituadas de todo o mundo.
Os MOOCs representam uma oportunidade para que pessoas de várias latitudes tenham acesso a cursos em diversas áreas, desde TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) até saúde, ciências sociais, artes e muito mais. Para aproveitar esta oportunidade de aprendizagem, basta ter uma ligação à Internet, um computador e a vontade de aprender.
Falando da minha experiência pessoal, acho incrível esta possibilidade de aprender desde o conforto da minha casa ou de qualquer lugar, sem estar preso a horários e podendo assistir e ouvir as lições quantas vezes eu quiser e precisar. Sempre gostei de cursos à distância. Já nos anos 80, estudava desenho e pintura com Álvaro Torrão, e desenho arquitectónico pelo Instituto Universal Brasileiro. Com o advento da Internet e de ferramentas de produção multimédia mais acessíveis, surgiram novas possibilidades de levar conteúdos de melhor qualidade aos alunos, e, gradualmente, mais plataformas de e-learning têm aparecido, aumentando o número de conteúdos e o interesse por este tipo de cursos.
Os cursos são, na sua maioria, "self-paced", ou seja, você tem controlo sobre os horários de estudo, testes e termo do curso. Geralmente, os cursos disponibilizados em plataformas de e-learning, como edX e Coursera, são produzidos por universidades de renome internacional, grandes empresas como Google e Microsoft, ou por pessoas com conhecimento comprovado na área escolhida. Estas plataformas oferecem um grande número de videoaulas e indicam documentação de suporte, como livros ou sites com conteúdos relacionados com o curso. Na maior parte das vezes, cada curso tem a duração média de um mês, sendo dividido em quatro módulos, um por semana. Há algum tempo, também têm sido oferecidas as chamadas "especializações". Estas especializações têm a duração média de seis meses e são compostas por quatro a oito cursos relacionados com a área escolhida. A maioria dos cursos é disponibilizada em inglês, mas existe uma enorme comunidade a colaborar na tradução dos conteúdos para que possam ser oferecidos em mais idiomas, ampliando o seu alcance global. Actualmente, já se encontram muitos cursos disponíveis em português.
Em suma, os MOOCs são para mim uma verdadeira janela aberta para o mundo do saber, algo que me faz lembrar aqueles dias em que estudava desenho à distância com tanto entusiasmo. Esta evolução trazida pela Internet e pelas plataformas de e-learning é fascinante, permitindo que, de casa ou de qualquer canto, possamos crescer e aprender ao nosso ritmo. Estou ansioso por ver como estas oportunidades vão continuar a expandir-se, levando conhecimento a ainda mais pessoas e transformando vidas, como já transformaram a minha. Se ainda não experimentaste, experimenta — pode ser o início de uma aventura incrível!
Comentários
Enviar um comentário