segunda-feira, 10 de julho de 2023

Vim - O editor de texto Unix e LInux

Vim, imagem contendo o logo.

Índice de conteúdo:

  1. O que é o Vim?
  2. Para que serve
  3. Alguns recursos do Vim
  4. Vantagens de usar o Vim
  5. Alguns comandos básicos

O que é o vim?Voltar ao Índice

Vim é um programa editor de texto baseado em linha de comando, o que significa que você pode usá-lo para editar texto sem usar o mouse.

Na época de seu primeiro lançamento, o nome "Vim" era um acrônimo para "Vi IMitation", mas mudou para "Vi IMproved" no final de 1993. Vim é da autoria de Bram Moolenaar e representa um clone melhorado do vi, um editor de texto criado para os Sistema Operativo Unix por Bill Joy em 1976.

A primeira versão do Vim lançada ao público foi em 1991. O Vim foi projetado para uso tanto em uma interface de linha de comando quanto como um aplicativo independente em uma interface gráfica do usuário, este vem com o nome de GVim.

Instalando Vim

$ sudo dnf install vim
Instalando vim via linha de comando

Vim, interface de linha de comando:

vim, interface de linha de comando

Instalando GVim

$ sudo dnf install gvim
Instalando GVim, vim com interface gráficade usuário.

GVim, interface gráfica:

GVim, vim em modo gráfico

O Vim é altamente personalizável e extensível, tornando-o uma ferramenta atraente para usuários que gostam de ter controle e flexibilidade em seu ambiente de edição de texto.

A entrada de texto é facilitada por uma variedade de recursos projetados para aumentar a eficiência do teclado.

Os usuários podem executar comandos complexos com "mapeamentos de teclas", que podem ser personalizados e estendidos. O recurso de "gravação" permite a criação de macros para automatizar sequências de teclas e chamar funções e mapeamentos internos ou definidos pelo usuário.

Vim é uma escolha popular entre programadores e administradores de sistema por causa da sua flexibilidade e opções de personalização. Também é uma escolha popular entre os usuários que desejam um editor de texto leve e eficiente.

No inicio, aquando do meu primeiro contacto com o vim, achei-o bem esquisito. Tentava inserir texto e não conseguia, tive que fazer algumas pesquisas e aí vi que o vim é um editor diferente do que normalmente estamos habituados. Para usarmos o Vim temos que dedicar um certo tempo para ao menos aprender o básico. O Vim tem uma curva de aprendizado um pouco íngreme, mas após um tempo de uso e familiarização com o básico, começamos a ver que valeu a pena a dedicação inicial.

O vim tem dois modos fundamentais: modo Insert e modo Comando. Quando se inicia o vim ele vem logo em modo Comando e para que possamos introduzir texto temos que entrar no modo Insert e para isso usamos a tecla i. Para entrarmos em modo Comando será só premir a tecla Esc.

Para que serve?Voltar ao Índice

Vim é um poderoso editor de texto que pode ser usado para uma variedade de tarefas, incluindo:

  • Edição de código
  • Escrever documentos
  • Criar scripts
  • Trabalhar com linguagens de marcação
  • Editar arquivos de configuração

Alguns recursos do VimVoltar ao Índice

Aqui estão alguns dos recursos que tornam o Vim um editor de texto popular:

  • Desfazer e refazer: o Vim possui um poderoso sistema de desfazer e refazer que permite desfazer e refazer alterações em seu texto. Podemos usar os comandos u e Ctrl+R para desfazer e refazer alterações.
  • Suporte para um grande número de linguagens de programação e formatos de arquivo: o Vim suporta um grande número de linguagens de programação e formatos de arquivo, incluindo HTML, CSS, JavaScript, Python, Java, C/C++ e muitos mais.
  • Pesquisa e substituição poderosas: o Vim possui um recurso poderoso de pesquisa e substituição que permite localizar e substituir texto de maneira rápida e fácil.
  • Vários buffers: o Vim permite abrir vários arquivos ao mesmo tempo. Podemos alternar entre os buffers usando o comando :bn.
  • Macros: o Vim permite gravar macros, que são sequências de teclas que podem ser reproduzidas posteriormente. Isso pode ser útil para automatizar tarefas repetitivas.
  • Extensibilidade: Vim é altamente extensível. Você pode adicionar novos recursos e funcionalidades ao Vim usando plugins. Existe um grande número de plugins disponíveis para o Vim, abrangendo tudo, desde realce de sintaxe até dobragem de código.



Algumas vantagens de usar o vimVoltar ao Índice

  • Pode ser usado sem um mouse.
  • Vim é muito rápido e eficiente. Ele usa uma pequena quantidade de memória e pode ser usado para editar até mesmo arquivos muito grandes.
  • Possui um grande número de atalhos de teclado. Isso pode ajudar a economizar tempo ao editar o texto.
  • O Vim é altamente personalizável. Você pode alterar os atalhos de teclado, o esquema de cores e outras configurações para fazer o Vim funcionar da maneira que você deseja.
  • É muito versátil. Pode ser usado para editar uma ampla variedade de arquivos de texto, incluindo código, arquivos de configuração e documentos.
  • É altamente portátil. Ele pode ser executado em uma variedade de sistemas operacionais Linux, e também macOS e Windows.
  • No geral, o Vim é um editor de texto poderoso e versátil que pode ser usado para uma variedade de tarefas.

Pelo que se vê pelas razões atrás apontadas, o Vim é uma ótima opção para edição.

Se decidires experimentar o editor Vim, esteja preparado para uma fase de familiarização que poderá ter uma curva de aprendizado íngreme, mas no final valerá a pena pois poderá editar textos com rapidez e eficiência.

Alguns comandos básicosVoltar ao Índice

Aqui estão alguns dos comandos básicos do vim:
ComandoFunção
iEntra no modo de inserção.
EscSai do modo de inserção e retorna ao modo de comando.
:wGrava o arquivo no disco.
:qSair do vim.
/patternPesquise o padrão no arquivo.
nRepete a pesquisa anterior.
GVai para uma linha específica no arquivo.
ddDeleta a linha atual.
yyCopia a linha atual.
pCola a linha copiada ou deletada.

Esta foi uma breve introdução ao editor Vim. Neste blog vou usar Vim nos exemplos de edição de texto como meu editor principal e trarei alguns exemplos interessantes e práticos da sua utilização. Existem vários outros editores, cada um escolhe o editor com o qual se sente mais confortável, mas mesmo assim convido-te a experimentar o Vim e estou certo que quando descobrires a rapidez que se consegue com o Vim dificilmente vais usar outro editor. Como referência aponto aqui alguns editores que se encontram no Centro de Software do Fedora e outras distribuições Linux: Atom, Bluefish, Geany, Sublime Text, Visual Studio Code e outros mais.

Voltar para o início da página

Sem comentários:

Enviar um comentário