segunda-feira, 28 de agosto de 2023

GIMP: um editor de imagens poderoso e acessível

GIMP 2.10 imagem do aplicativo carregando.

O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens de código aberto e gratuito que se tornou muito popular. O software de código aberto é baseado no princípio de que o código-fonte deve estar disponível para que todos possam verificar sua qualidade e segurança.

Ele foi desenvolvido pela primeira vez em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, dois estudantes da Universidade da Califórnia, Berkeley. O GIMP foi originalmente projetado como um substituto gratuito e de código aberto para o Adobe Photoshop.

Interface de Utilizador do aplicativo GIMP:

Interface de Utilizador do GIMP, a forma como se apresenta logo após o arranque.

Interface de Utilizador do aplicativo GIMP com uma nova imagem criada, ainda em branco:

Interface de Utilizador do GIMP com uma imagem em branco aberta.

Sendo o Gimp uma ferramenta poderosa com uma ampla gama de recursos semelhante ao Adobe Photoshop, isto fez com que aumentasse a sua popularidade.

O GIMP pode ser usado para tarefas básicas, como cortar, redimensionar e ajustar o brilho e o contraste de uma imagem, bem como para tarefas mais avançadas, como retoque fotográfico, desenho digital e pintura. O GIMP também tem uma ampla variedade de filtros e efeitos que podem ser usados para dar às imagens um acabamento único.

Todas essas funcionalidades fizeram com que atraísse a atenção de fotógrafos, designers gráficos, artistas e utilizadores casuais como alternativa para criar, manipular e editar imagens. Ele também pode ser usado para criar gráficos vetoriais, como logotipos e ilustrações.

Imagens criadas em GIMP têm a extensão .xcf e podem ser exportadas em outros formatos como .png, .webP, .jpeg e outros.

Há também a possibilidade de adicionar novas funcionalidades ao GIMP através de plugins.

Os plugins são pequenas extensões que podem ser adicionadas ao aplicativo para obter novas funcionalidades. Eles podem ser usados para adicionar novos filtros, ferramentas, brushes, e muito mais

Sites onde se pode baixar plugins:

  • GIMP Plugins website: Neste website tem uma coleção de plugins para o GIMP criados pelos desenvolvedores do aplicativo.

  • GIMP Fórum: O fórum do GIMP é uma comunidade onde usuários podem discutir, aprender sobre o GIMP e partilhar plugins.

Esta é a Interface de Utilizador do aplicativo GIMP com uma imagem aberta para edição:

Interface de Utilizador do GIMP com uma imagem aberta.

O GIMP está disponível para Windows, macOS e Linux e pode ser baixado do Site Oficial do GIMP

Para usuários da maior parte dos sistemas Linux, o GIMP pode ser instalado a partir do Centro de Software da sua distribuição.

Aqui estão alguns dos recursos do GIMP:

  • Suporte para uma ampla variedade de formatos de imagem, incluindo JPEG, PNG, TIFF, GIF e RAW

  • Uma interface de usuário personalizável

  • Uma ampla gama de ferramentas e filtros

  • Suporte para camadas, máscaras e canais alfa

  • Suporte para pinceladas, formas e texto

  • Suporte para animação

  • Suporte para impressão

O GIMP é uma ferramenta poderosa e versátil que pode ser usada para uma variedade de tarefas. É uma ótima escolha para quem deseja criar e editar imagens, mas não quer gastar dinheiro com um software comercial.

Considero ético que quando se usa um software livre para fins comerciais, deve-se considerar a possibilidade de doar um certo montante àqueles que estão por detrás do projecto ajudando assim na continuidade e melhoria do mesmo.

Doar não é obrigatório, o utilizador pode usar o software gratuitamente sem nehum encargo mas se queres apoiar o projecto com uma doação é só ir até ao Site Oficial do GIMP e clicar no menu DONATE.

Se ainda não chegaste a experimentar o GIMP, aproveite para explorar a sua potencialidade editando ou criando nele as tuas imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário