sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte III

Ainda sobre os MOOCs, dando continuidade às publicações anteriores: Parte I e Parte II

Será de alguma utilidade estudar por este processo? Depende da pessoa que decidiu usar MOOCs para se instruir/capacitar. Levando sério, dedicando um tempo para o estudo e exercícios práticos aprende-se muito, como em tudo na vida onde quisermos ser bem sucedidos, exige dedicação.

Quanto custa? Bem, a ideia atrás dos MOOCs é fornecer educação de qualidade, e acessível para todos e em todo o lugar. Pelo que eu saiba, todo o material disponível numa boa parte dos cursos podem ser acessados sem nenhum custo monetário. Há cursos que têm um custo simbólico (digo simbólico porque o valor pago a meu ver não cobre o trabalho posto na criação e disponibilização/manutenção dos cursos) e no final, havendo sucesso o aluno ganha um Certificado. Mesmo nestes cursos pagos o aluno tem a possibilidade de auditar (sem pagar nada) mas neste caso o aluno não tem acesso aos testes e projetos do curso e nem lhe é atribuído certificado de fim de curso. Em alguns casos há a possibilidade de ajuda financeira para aqueles que querem ter total acesso ao material do curso e adquirir o Certificado mas não têm a possibilidade de pagar o curso. No presente momento em Coursera cada curso custa em média $49. Para conseguir essa ajuda o aluno terá que preencher um formulário e aguardar um tempo para a resposta. Por exemplo, se um aluno quiser fazer uma especialização constituída por 5 cursos, o aluno terá que fazer 5 pedidos de ajuda pois os cursos também funcionam independentemente da especialidade e adquire-se um certificado por cada curso terminado e um certificado final da especialização caso o aluno fizer todos os 5 cursos da especialização.

Acho que MOOCs poderão estar sendo uma forma de laboratório, pois a maior parte do ensino do futuro poderá ser não em escolas físicas, mas em escolas virtuais pois muita coisa há muito que aponta nesse sentido e agora com o momento delicado em que vivemos, momento este que veio pôr a claro a nossa fragilidade e a nossa incapacidade de resposta com a celeridade necessária para o retorno à normalidade (falando do atual vírus) mais ainda se faz sentir essa necessidade de dar alguns passos no sentido da maior parte das nossas atividades possíveis de serem levados a cabo online sejam postas em prática.

Até agora tenho usado os seguintes sites para formação em estilo MOOC em áreas diversas:

Sem comentários:

Enviar um comentário