MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte II

Vários estudantes sentados à mesa, estão entusiasmados a frente de coputadores e tablets numa sala de aula virtual, conectados globalmente.

Avaliação

Estes cursos têm vários testes de avaliação, e uma boa parte destes utiliza "autograders" — avaliação automática, ou seja, o aluno faz o teste, clica no botão submeter e o resultado aparece logo de seguida. Há também a avaliação chamada "Peer Reviews" (Avaliação pelos Colegas), neste tipo de avaliação o estudante faz a revisão dos testes práticos (normalmente fases de projetos) de outros três alunos (se quiser, pode rever mais do que três) e essas avaliações têm um peso determinado na classificação final do aluno. Para além dos testes de avaliação que podem surgir no final ou ao longo de cada tópico, há, em cada semana, um teste que aborda o material estudado nessa semana e nas anteriores. No fim do curso, existe uma avaliação final e, normalmente, um projeto onde o aluno tem de demonstrar o que aprendeu ao longo desse tempo. Se for uma especialização, o aluno terá de apresentar o que se chama "Capstone Project" — um projeto onde aplica tudo o que aprendeu nos cursos que constituem a especialização. Normalmente, neste projeto final, os alunos são encorajados a direcioná-lo para a solução de um problema específico, algo que possa ter alguma utilidade.

Dado o grande número de alunos normalmente inscritos nestes cursos, torna-se difícil um acompanhamento direto pelo Instrutor, pelo que, nalguns cursos, existem Mentores que, de alguma forma, esclarecem dúvidas dos alunos e, de vez em quando, há também a presença de um Instrutor. Com o elevado número de alunos em cada curso e as diferentes origens, os alunos que se sentem mais à vontade nas matérias ajudam os colegas nos Fóruns.

Ao rever o trabalho de um colega, o aluno tem a oportunidade de ver a solução implementada pelo outro e, quem sabe, aprender com essa experiência, algo que lhe pode permitir melhorar o seu próprio trabalho no futuro. Pode ainda deixar comentários ao colega para o ajudar a melhorar. Se o aluno levar o curso a sério, este momento de revisão é importante, pois obriga quem está a avaliar a estudar mais a matéria em questão para fazer uma avaliação o mais qualificada possível. Como em tudo, há quem não leve tão a sério os testes e tente despachá-los o mais rápido possível. Em caso de plágio ou algo inadequado no teste de avaliação, o aluno pode denunciar o colega clicando em "flag" submission (exercício submetido) e preenchendo um formulário para esse efeito.

Em resumo, esta jornada de avaliação nos MOOCs é para mim uma experiência enriquecedora, que me faz lembrar aqueles tempos em que aprendia com os materiais à distância e trocava ideias com outros. A possibilidade de rever o trabalho dos colegas e aprender com eles, somada à flexibilidade dos testes, é algo que me fascina. Estou curioso para ver como estas dinâmicas vão evoluir, trazendo ainda mais valor a quem, como eu, ama aprender. Se ainda não exploraste esta parte dos MOOCs, experimenta — pode ser um passo surpreendente no teu caminho!

MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte I

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dominando o Comando history no Linux

Aliases no Linux: Domine a Linha de Comando com Praticidade e Eficiência

Problemas com o Nome de Usuário? Aprenda a Renomeá-lo no Linux