sábado, 12 de dezembro de 2020

MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte II

Avaliação

Esses cursos têm vários testes de avaliação uma boa parte destes testes usam "autograders" avaliação automática ou seja, o aluno faz o teste, clica no botão submeter e o resultado da avaliação aparece logo em seguida. Também há a avaliação chamada "Peer Reviews" (Avaliação pelos colegas), neste tipo de avaliação normalmente o estudante faz a avaliação/revisão dos testes práticos (normalmente fases de projetos) de 3 outros alunos (caso queira poderá revisar mais do que 3) e estas avaliações também têm um determinado peso na classificação final do aluno. Para além dos testes de avaliação que possivelmente apareçam no final ou ao longo de cada tópico há em cada semana um teste de avaliação que aborda material estudado nessa semana e nas semanas anteriores. No final do curso há uma avaliação final e normalmente um projeto onde o aluno terá que demonstrar o que aprendeu ao longo desse tempo e em caso de se tratar de uma especialização o aluno terá que apresentar o que se chama “Capstone Project”, um projeto onde o aluno empregue tudo o que aprendeu ao longo dos cursos que constituem a especialização e normalmente nesse projeto final os alunos são encorajados a direcioná-lo para a solução de um determinado problema, que seja de alguma utilidade.

Dado ao grande número de alunos que normalmente se encontram inscritos nestes cursos, torna-se difícil um acompanhamento dos alunos pelo Instrutor, pelo que nalguns cursos existem Mentores que de alguma forma esclarecem os alunos sobre algumas dúvidas e de quando em vez há um Instrutor também, dado ao grande número de alunos em cada curso e consequentemente diferentes backgrounds, os alunos que se sentem mais à vontade nas matérias ajudam os colegas nos Fóruns.

Ao revisar o trabalho de um colega o aluno tem a oportunidade de ver a solução implementada pelo colega e possivelmente aprender da experiência do outro, aprendizagem essa que lhe permitirá melhorar o seu futuro trabalho e também podeŕá este fazer comentários ao trabalho do colega no sentido de ajudar o outro a melhorar. Caso o aluno esteja levando sério o curso, o momento de revisar um colega é um momento importante pois obriga o aluno que está a revisar a estudar mais sobre a matéria em questão para poder fazer uma avaliação com maior qualidade possível. Como em tudo, há alguns que não levam tão a sério os testes e tratam de despachá-los o mais rápido possível. Em caso de plágios ou algo inadequado no tocante ao teste de avaliação o aluno poderá denunciar o colega clicando em “flag” submission (exercício submetido) e preenchendo um formulário para essa finalidade.

MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) - Parte I

Sem comentários:

Enviar um comentário