domingo, 18 de outubro de 2009

O foco está no Ubuntu

Como o foco está no Ubuntu, hoje apraz-me escrever um pouco sobre os primórdios deste sistema operativo.
O lançamento do Ubuntu foi primeiramente anunciado em Setembro de 2004. Apesar de ser relativamente nova a sua entrada na cena de distribuições Linux, o projecto descolou com uma facilidade sem precedentes, com os seus mailing lists logo repletos de discussões por utilizadores entusiasmados e developers entusiastas. Nos poucos anos que se seguiram, Ubuntu desenvolveu-se a ponto de se tornar na mais popular distribuição Linux para desktop e tem amplamente contribuído para o desenvolvimento de um sistema operativo livre de fácil utilização que pode competir perfeitamente com qualquer sistema operativo proprietário existente no mercado.

Qual foi a causa deste espantoso sucesso?
Primeiro: O projecto foi criado por Mark Shuttleworth, um multimilionário Sul Africano bastante carismático, um antigo developer de Debian e o segundo turista espacial do mundo, cuja companhia, a Canonical Ltd., sediada na Ilha de Man está actualmente financiando o projecto.
Segundo: Ubuntu aprendeu apartir dos erros de um outro projecto similar e evitou esses erros desde o começo – ele criou uma excelente infraestrutura baseada na web com documentação no estilo Wiki, um sistema criativo para possibilitar a comunicação de bugs, e suporte profissional ao utilizador final.
Terceiro: Graças ao seu multimilionário fundador, vem sendo possivel enviar CDs grátis à todos os utilizadores interessados, contribuindo assim para a rápida divulgação da distribuição.




Sem comentários:

Enviar um comentário